28/11/12

Mugstar "Ad Marginem" OST


Ad Marginem” constitui a banda sonora de um projecto assinado a meias por duas raising stars do actual underground de Liverpool : Liam Yates, membro dos Black Magician (filme) e Mugstar (música).
A par dos Dead Sea Apes, os Mugstar são uma dos mais interessantes e promissoras propostas instrumentais a emergir em Inglaterra nos últimos anos.  Esteticamente, os psiconautas de Liverpool tenderão a ser colocados próximos do paradigma Hawkwind, ainda que qualquer um dos seus 3 CDs deixe em aberto muitas outras pistas; desde logo as que conduzem ao doom, ao drone e, mais vincadamente, ao krautrock.

Ad Marginem” mantém-se dentro das baias atrás referidas, porém aproveita o facto de se tratar de um projecto experimental para ir mais longe. Até onde? Bom, para além da sonoridade habitual, o quarteto  perscruta os caminhos da “kosmische musik”, percorre espaços abertos por “Live at Pompeii” e retorna às paisagens pungentes dos Slint. Tudo, sem abdicar da sua personalidade musical, patente por exemplo na emergência das guitarras propulsivas do histriónico “Death Hunter”, desde já um clássico.
Envolvente e algo lisérgico, “Ad Marginem” é absolutamente aditivo. Depois de o escutar, dei por mim a cogitar sobre as bandas sonoras  de “More” e “Obscured by clouds