12/07/12

Psycholândia 2


E a saga continua!

A Fruits de Mer prepara a edição limitada ( 800 exemplares) de mais dois singles para juntar ao seu já histórico pecúlio, suportado na história e na memória do psych e do folk. Os protagonistas são desta vez : Jack Ellister e Beautify Junkyards.

Jack Ellister, através do original “The man with the Biochopper” dá seguimento ao caminho percorrido pelas bandas que tem integrado, nomeadamente na Holanda.  Trata-se de um tema posicionado a meio caminho entre o psicadelismo 60s e a actual corrente britânica, maioritariamente revisionista. A pérola porém está no lado B do single, a versão de “Citadel publicada pelos Stones no mítico “Their Satanic Majesties”.  Seria difícil revisitar o punch do original, mas o espírito está lá e os arranjos reinterpretam o clássico sem sobressaltos de  maior.

A novidade desta nova série reside no entanto nos Beautify Junkyards.   Banda portuguesa, que tem vindo a investir em versões de clássicos do folk/psicadelismo e cujo arrojo é patente nos dois temas do single. Lado A: “From the morning” ( um original de Nick Drake para o álbum “Pink Moon” ) e “Fuga nº 2”, oriunda do tropicalismo de Os Mutantes.

Esperando ser bem compreendido …, considero que não existe ninguém capaz de superar uma interpretação do próprio Nick Drake. Dito isto, reputo esta versão de muito criativa, pois ao paradigma singelo de Drake, adiciona uma componente de pendor mais psicadélico que a mim, um irredutível do autor, em nada me incomoda. Muito antes pelo contrário.

Quanto a “Fuga nº 2”, e ressalvando o facto de não conhecer o original, diria que se trata de um tema que é muito bem capaz de fazer as delícias dos amantes da herança Tropicalista. Um grupo onde o Atalho, o mais honesta e humildemente confessa, não se incluir.

Por fim e relativamente aos Beautify Junkyards, convirá ficar de olho. Ao que sei acabam de gravar um álbum com versões    de Linda Perhacs, Kraftwerk, Vashti Bunyan, Bridget St. John e Roy Harper. Como prova de bom gosto parece-me mais do que suficiente. Aguardemos …