24/07/12

Hush Arbors / Arbouretum "Aureola"


Na música como na vida, para compreender o presente é necessário conhecer o passado.

 Hush Arbors e Arbouretum, são duas das bandas norte-americanas que hoje melhor resolvem esta equação. Um exercício tudo menos fácil, pois o risco de se deslizar para o “retro” é enorme, conforme  abundantes exemplos que por aí circulam e que o Atalho se vai dispensar de elencar.

O que aproxima  Keith Wood ( Hush Arbors ) e Dave Heumann ( Arbouretum ) é a paixão pela tradição musical, seja o country ou do rock psicadélico. E, registe-se, praticam-na com notável eficácia, deixando os tiques do passado sempre do lado de fora da porta.

Aureola”, foi a oportunidade que a editora de ambos encontrou para publicar um split cd que junta cinco temas Hush Arbors e três épicos Arbouretum. Maioritariamente acústicos os primeiros, deliberadamente eléctricos os últimos, a verdade é que a ”mélange” é quase perfeita e, quaisquer que sejam as razões que estão ou estiveram na origem do projecto ( podem até ser meramente comerciais, pouco importa face ao resultado ), a verdade é que estamos perante algo de genuíno, cuidadosamente despretensioso e simples. Por isso nos tocam fundo. Coisa rara portanto.

Escutar estes oito temas, a harmonia nas guitarras acústicas de Keith Wood e a electricidade  épica de  Arbouretum, é uma experiência  a colocar em modo “repeat”, tão cedo quanto possível.