04/04/12

Dustin O'Halloran "Lumière"


A par da banda sonora de “Sarah’s Key” da autoria de Max Richter, o cd homónimo dos A Winged Victory for the Sullen terá sido um dos melhores momentos de 2011. De facto, o opus do duo Adam Wiltzie ( Stars of the Lid ) / Dustin O’Halloran constitui um dos registos mais belos e arrojados que a música experimental / ambiente ( vamos chamar-lhe assim para simplificar ) produziu no ano transacto.

E de tal forma assim foi que um outro extraordinário registo Lumière , assinado a solo precisamente por Dustin O’Halloran quase, repito quase, passou para um plano secundário. Escrito, arranjado e produzido pelo próprio, Lumière segue por uma via que mescla o clássico, a vanguarda e o ambiente, sempre bordejado por uma tonalidade sépia que se nos cola à pele e à mente, numa leitura quase perfeita de muitos dos sentimentos e estados de espírito de que são feitos hoje os nossos quotidianos . A tristeza e a melancolia têm por vezes facetas belíssimas e os 9 temas deste cd são a melhor prova disso mesmo. “Bonjour Tristesse”, diria com toda a propriedade Françoise Sagan.

Destacar peças seria desapropriado e porventura subjectivo ( cada um de vós irá lê-las de acordo com o momento e sensibilidade respectivos ), pelo que a opção é sugerir o conjunto, se possível o objecto físico, o artefacto. Um conjunto harmonioso onde significativamente também constam entre outros, os nomes de outros tantos visionários como Nils Frahm, Adam Wiltzie e Peter Broderick.