17/04/12

Dead Sea Apes "Astral House"


Depois de “Soy Dios” o extraordinário EP de estreia datado de 2010, os Dead Sea Apes estão de regresso aos projectos próprios com um novo EP, Astral House”. A banda de Manchester permanece um “very well kept secret” mas a respectiva reputação junto do circuito underground não cessa de crescer. Prova disso mesmo é a participação nas compilações “Keep off the Grass” e “Head Music” ambas da responsabilidade da Fruits de Mer Records.

Se “Soy Dios” tinha sido uma pedrada no charco, atempadamente registada aqui no Atalho, “Astral House” segue-lhe as pisadas com uma urgência inaudita, como se o passado fosse amanhã e o presente conjugado no pretérito. Confusos?

Escutem “Bikini Atoll”, um local onde o “drone” se mistura com o “doom” e ambos batem à porta das velhas e celebérrimas jams psicadélicas. “Dead Fingers Talk” são guitarras e um órgão que aparentemente nascem em Canterbury ( Soft Machine, Caravan ) mas que rapidamente ganham dimensão épica, entram numa espiral frenética, num serpentear desesperado, em busca de uma saída rumo ao espaço. E a bateria e o baixo, sempre presentes e imperturbáveis.

Como parece querer transformar-se numa tradição, o terceiro tema do EP, assume contornos claramente Floydianos. No inicio julgamos pairar sobre “Live at Pompeii ou “Echoes”, a meio estamos a atravessar “Obscured by clouds”, para no final regressarmos ao anfiteatro de Pompeia.



A juntar a estes 22 minutos de música verdadeiramente intensa e para tornar esta edição ainda mais urgente, as primeiras 20 cópias de “Astral House” vêm (vinham) acompanhadas de um CDr Bonus, incluindo mais 7 temas dispersos entre out-takes, ensaios ao vivo ou inéditos. ( vidé foto da cópia do “yours truly” ).

E o álbum “Lupus” está por aí a rebentar …