23/04/12

Agitated Radio Pilot "In the event of my disappearance"


É tudo menos fácil seguir o trajecto do hiperactivo David Colohan. Prolífero, inquieto e musicalmente mutante, desde meados de 1993, que o irlandês vem frequentando as margens underground do próprio underground, publicando sob designações diversas, sendo que as mais “conhecidas” serão porventura United Bible Studies e Agitated Radio Pilot.
Palmilhando o imenso  espaço que previamente balizou  entre as raízes do folk celta/pagão, a  música de vanguarda e o experimentalismo,  Colohan tem vindo a publicar com uma frequência fora do normal, trabalhos intensos e muito diversificados. Intimistas, sempre.
In the event of my disappearance”, desta vez sob a designação Agitated Radio Pilot ( colaboração de  Michael Tanner, Gary Morrison, Keith Wallace, Yasmin Chaudhry e com uma dedicatória especial a Richard Moult ) é constituído por um conjunto de temas silenciosos, lunares, amplas baladas cinemáticas, que desenham uma linha de horizonte, a traços que respeitam  simultaneamente tradição e a  inovação.
Concedo que para ouvidos mais habituados a produções “mainstream”, “In the event of my disappearance” possa parecer inicialmente difícil e esotérico. Mas também acredito que depois de se ouvir uma beleza tão serena e tranquila como o tema de abertura “Until the last light goes out”, uma, duas, três vezes, seja impossível a alguém com um mínimo de alma e sensibilidade, não se sentir curioso a ponto de insistir no resto deste conjunto de composições (hesito em chamar-lhes canções) aparentemente tão frágeis e no entanto tão intensas.
Richard Skelton, A Broken Consort, The Stone Breath, Richard Moult, Kitchen Cynics, Charalambides ou Current 93 são referências que ocorrem ao Atalho nos momentos de especial recolhimento que a audição deste cd proporciona.
Caso estes nomes façam algum sentido para o leitor, penso que por agora estamos conversados …