14/02/12

"Keep off the grass" Various


De quando em vez surgem objectos artísticos ( livros, discos, pinturas, filmes, esculturas ….) que, despertam a paixão e nos fazem parar. Como se nada mais existisse naquele momento, fazendo com que tudo o resto, o que quer que seja, não tenha a menor importância. Tudo isto obviamente na medida certa e salvaguardando as fronteiras que o bom senso individual delimita.

A mais recente compilação publicada pela Fruits de Mer Records “Keep off the grass” é, tem sido, para mim um desses objectos. Um duplo álbum, belíssima capa dupla, vinil colorido, edição limitada, “Keep off the grass” são cerca de 85 minutos de música sem tempo e, acima de tudo, para além dele.

Explicando melhor : 19 bandas mais ou menos alinhadas com as actuais correntes psicadélicas acorreram à chamada e reinterpretam 19 clássicos da história do psicadelismo. O Atalho não se atreve a destacar nenhuma das prestações, o artefacto vale pelo seu todo ( gráfico e aúdio ) mas a título de exemplo sempre dirá que os sortudos que conseguiram deitar a mão a esta preciosidade ( num futuro próximo uma dispendiosa peça de colecção ) poderão escutar The Seventh Ring of Saturn, Permanent Clear Light, Sendelica, The Bevis Frond, Dead Sea Apes, Cranium Pie, The Daedalus Spirit Orchestra ou Earthling Society entre outros, reinventando temas escritos algures no passado por The Aquarium Age, Pink Floyd, The Amboy Dukes, The Sky Saxon Blues Band, Skip Spence, Marc Brierley, Jefferson Airplane ou The Chocolate Watch Band … Um verdadeiro festim!

O resultado de tudo isto é um excesso de emoções e uma gritante ausência de palavras, pelo que a melhor opção é ficar-me por aqui.

No fundo o desafio é simples : “feed your head, but keep off the grass” …