03/02/12

200 Years "200 Years"


Radioso é o passado, o presente e seguramente será o futuro de Ben Chasny . Tudo, ou praticamente tudo em que o homem toca transforma-se em ouro. “200 Years é apenas mais um capítulo de uma saga criativa que parece não ter fim.

Depois de “Asleep on the floodplain” (2011) e “Luminous light (2009), duas das mais recentes pedras angulares de um culto que não para de crescer, o bardo optou por um período sabático e ao lado da companheira Elisa Ambrogio ( dos Magik Markers ) deu corpo a este projecto homónimo.

Guitarras “à la carte” , harmónios , pianos vários, vozes ( quase sempre em sussurro ), talento a rodos e uma atmosfera tranquila, alinhada com o equinócio, completamente alheada da loucura urgente do dia a dia.



Tudo, o que se escuta em “200 Years” transmite harmonia e tranquilidade , mesmo quando o fuzz da guitarra de Chasny sublinha a atmosfera mais agreste de “City Streets”. Quanto ao resto (“Wild white”, “West Heartfood”, “Thread” ou “Dead Medicine”) e em particular a “Solar System” ( … in my solar system, gravity won’t take, floating on your nothing, the way your body shapes, what you are …”) , a melhor opção é procurar na individualidade do recato interpretativo. Cada um/a encontrará ali as suas verdades, de acordo com as respectivas vivências e expectativas.

No fundo é isso que os grandes discos são, extensões das nossas vidas, muitas vezes uma espécie de segunda pele. Daí que, independentemente do seu valor, apreciarmos uns mais que outros.