Imaginem um quadrado. Nos quatro vértices encontram-se respectivamente: The Schramms, Outlaws, HelpYourself e Hookfoot. No seu interior só podem estar os Old Californio. Get the picture?
Oriundos de Pasadena, California, os Old Californio caminham sob a liderança do guitarrista Rich Dembowski e andam por aí há já há alguns anos.
São frequentemente conotados com o velho “country-rock” , embora vão muito para além dele. É verdade que soam mais a antigo do que a novo ( seja lá o que for que isto signifique ), mas reduzi-los à dimensão “country” é no mínimo abusivo pois também existem aqui e ali elementos que os aproximam do passado psicadélico ( Byrds por exemplo ) e do folk-rock mais recente (The Schramms). Pelo meio, encontramos o vintage “soft-rock-Cali” que os britânicos Help Yourself e Hookfoot protagonizaram no inicio da década de 70.
Deste excitante “melting pot” nascem canções magnificas, quase jam-sessions, tricotadas por guitarras de excepcional qualidade, por cima das quais pairam as vozes, sempre afectuosas e coloridas como manda a tradição californiana.
“Sundrunk Angels” ( o título é sugestivo ), o terceiro álbum, atinge um quase perfeito estado de combinação/maturação dos ingredientes atrás referidos. E é um gosto saborear as guitarras de Dembowski e Woody Aplanalp no luminoso “A cool place in the light”; acompanhar as nuances melódicas e os solos do mesmo Aplanald em “Just a matter of time”; sentir a pulsão psicadélica em “Better Yet” ou recuperar momentos inesquecíveis protagonizados pelos Outlaws nos 70s ( procurem escutar os criminosamente ignorados “Outlaws”1975 ou “Hurry Sundown” de 1977 ).
“Sundrunk Angels” tem tudo para resultar junto dos ouvidos certos. O problema dos Old Californio vai ser chegar até eles. Insisto, não se deixem intimidar pelo estigma do “country-rock” e serão amplamente recompensados. Palavra do Atalho.