De regresso ao maravilhoso mundo das edições privadas com Carl Hakansson.
“Candles Glow” data de 1979 mas soa 7 ou 8 anos mais novo. Natural de Ashland ( Oregon ), Hakansson juntou um grupo de amigos e partiu para o estúdio onde gravou 10 temas de qualidade desigual, mas que curiosamente acabam por funcionar bem no conjunto.
A abrir, “Running free” preocupa, de tão próximo do paradigma Eagles. Porém a coisa melhora de imediato com o tema título, “Requiem for na Oglala Sioux” e “Where is the beginning” ao aproximarem-se das prestações de David Crosby, período 1970/1971.
Um pouco mais à frente a sonoridade ganha músculo e, tivessem os temas “Living in the sunlight” e “Morning Bird”, maior dinâmica e quase poderíamos estar aqui a estabelecer comparações com Jefferson Airplane.
O álbum caminha para o fim, nostálgico e triste com “Silent Winter” e “You are near”, o último um requiem à esposa entretanto falecida.
Com outra produção e um maior equilíbrio entre as canções, “Candles Glow” teria sido um disco essencial no nicho das private pressings americanas. Ainda assim justifica e muito ser mais conhecido.