18/06/10

The Owl Service "The burn comes down" e "The view from a hill"


O projecto Trembling Bells embora de excelente, tem os dias contados. Mais cedo ou mais tarde, talvez mais cedo que tarde, Alex Neilson regressará ao seu habitat natural: a música improvisada e experimental. Lavinia Blackwall por seu lado, deslocar-se-á para terrenos mais clássicos, aos quais a sua voz treinada indubitavelmente pertence.

Ao invés, Steven Collins, com ou sem The Owl Service ( Jason Steel, Nancy Wallace, Jo Lepine, Diana Collier, Dom Cooper ), manter-se-á no campo da folk tradicional inglesa, uma música de que genuinamente se alimenta e que por seu lado ajuda a revitalizar, em jeito de retribuição.

A garland of song” o primeiro Owl Service foi aqui oportunamente sinalizado. Alguns singles e EPs mais tarde eis que no âmbito da série “The Pattern Beneath the Plough”, o colectivo de Essex regressa com duas edições ( uma parcial outra absolutamente ) assombrosas. Refiro-me respectivamente a “The burn comes down” e a “The view from a hill”.



O primeiro, um mini-álbum de 9 temas, debruça-se sobre um conjunto de “winter songs” que The Owl Service e os suspeitos do costume ( Alison O’Donnell, Roshi Nasehi ) resgatam ao espólio tradicional, rearranjam e interpretam. E, relativamente a “The burn comes down”, por aqui me fico, acrescentando apenas uma inocente sugestão: procurem escutar a versão de “Drive the cold wind away”. Se os arranjos e interpretação vos deixarem indiferentes, podem parar logo aí. São obviamente um caso perdido. Se ao contrário, viciosamente, a canção tomar conta do vosso sistema sensorial, entranhando-se nos confins da mente e espalhando-se logo de seguida pelo corpo, podem passar de imediato a “The view from a hill”.

Relativamente a este estou ainda a escrever um pouco a quente ( o que pode ser bom ou mau, embora nunca aconselhável ) daí que os adjectivos que me ocorrem andem à volta de “sublime”, “notável”, “fabuloso” e respectivos sinónimos.

Sendo verdade que se trata de um conjunto de versões de canções tradicionais devidamente moldadas pelos tempos, também são inquestionáveis a inteligência e o bom gosto com que as mesmas foram seleccionadas, arranjadas e reinterpretadas.



Para além disto, que já não é pouco, The Owl Service integra o mais excitante colectivo de vozes femininas que há memória recente na música inglesa de cariz tradicional. O painel vocal constituído por Nancy Wallace, Diana Collier e Jo Lepine, para além de belo, soa a antigo (no caso, praticamente uma redundância) e possibilita uma versatilidade e um leque de opções quase ilimitados.

Daí que seja difícil, diria impossível, mesmo para os que conhecem as versões “clássicas” dos temas, não valorizar aqui as recuperações de “I was a young man”, “The banks of the Nile”, “Willie O’Winsbury”, “The bold poachers”, “Within sound” ou “The loyal lover”.

The view from a hill” tem tudo para se tornar um clássico da moderna folk inglesa. Dêem pois as voltas que derem, tão cedo não encontrarão nada de tão honesto e estimulante.



Nota
: fui seguindo as notas explicativas do booklet a propósito de cada uma das canções. Quando o cd terminou, Steven, Dom e Jason tinham-se referido explicitamente a: Martin Carthy, Trees, Fotheringay, Young Tradition, Michael Raven, Joan Mills, Nic Jones, Albion Country Band, Mike Waterson, Tim Hart, Maddy Prior, Anne Briggs, Pentangle, Steeleye Span, Shirley & Dolly Collins, Paul Giovanni … Chega?