05/05/10

Trembling Bells "Abandoned Love"


Com “Adieu, England”, “Abandoned Love” começa exactamente onde terminou o anterior “Carbeth”. Uma alquimia sonora, inspirada no folk tradicional, organicamente executada com recurso à moderna tecnologia, salpicada por elementos oriundos do avant-garde e/ou territórios vizinhos da música improvisada. A sense of history and Britishness…”, segundo a avaliação do mítico produtor Joe Boyd disponibilizada no “inner sleeve” do CD.

Prossegue mais adiante com “Man is as a garden born”, mais uma vocalização sublime de Lavinia Blackwall e um notável desempenho da bateria de Alex Neilson. Ambos de tal forma estratosféricos que os metais, os órgãos e os restantes instrumentos como que passam a um plano secundário.

Em 1991 os Crowded House escreveram um hino pop a que deram o título de “Four Seasons in one day”. “Baby, lay your burden down” encaixa na perfeição na alegoria. Principia com a voz treinada de Lavinia, desliza pelo universo do “music hall”, encanta-se com o formato “sing- along”; tudo colado com um furioso solo de “acid-guitar”. Excelente e incaracterizável.

“Did you sing together?”, “September is the month of death”, “Love made an outlaw of my heart” e “All good men come last” incorporando atalhos para a música antiga, o fuzz-rock, Fairport período Dave Swarbrick / Richard Thompson ou Strawbs de “Grave new world”, são mais do mesmo, o que como por certo nesta altura o leitor já percebeu, é algo de muito bom.

Perguntar-se-á: mas “Abandoned Love” não tem pontos fracos? Claro que sim! “Ravenna” é um erro de casting, a ausência da guitarra de Ben Reynolds é ensurdecedora ( Mike Hastings recorre ao volume para o disfarçar, mas é manifestamente mal sucedido ), algumas prestações de Lavinia permanecem demasiado efusivas e “Darling” teria de crescer bastante para poder integrar o alinhamento de, por exemplo, “Like an old fashionable waltz”.

Daí que “Abandoned Love” fique ligeiramente a perder quando comparado com “Carbeth” , um disco do outro mundo. Possui no entanto uma qualidade muito acima da média e oferece um versátil e colorido painel onde a inteligência da música e dos músicos nos surpreende a cada acorde.