10/04/10

A Broken Consort "Crow Autumn"


Depois de “Landings” eis que chega “Crow Autumn”. A assinatura alterou-se, Richard Skeltonlugar A Broken Consort, mas os motivos, a inspiração e os resultados pouco ou nada mudaram.

Na essência um “reworking” de peças musicais previamente publicadas em CDr pela Sustain Release nos anos de 2007 e 2009, “Crow Autumn” projecta beleza - simultaneamente nova e antiga - , sugere paixão ( naturalmente contida, como se espera dos anglo-saxónicos ) e, tal como “Landings”, remete para as paisagens bucólicas e agrestes dos campos do Lancashire. A este propósito houve já quem falasse em “psychogeographic music”….

Para além dos rótulos, existe uma componente cinematográfica latente na arte de Skelton e “Crow Autumn”, espartano umas vezes, cortante outras e cósmico outras ainda, é um daqueles discos a escutar na presença cúmplice de uma paisagem natural, mas sempre com o silêncio por perto.


O espaço deverá obrigatoriamente ficar livre para que o som libertado pelos pianos, violinos, guitarras, acordeão, bandolim e metais o ocupe, através de uma narrativa tão esteticamente bela, quanto por vezes espiritualmente triste e fisicamente penosa.

Um pouco à imagem da arte pré-rafaelita (se o arrojo comparativo me for perdoado) , a música de Richard Skelton não deve ser consumida de forma massiva. A compulsão aplicada a “Crow Autumn” poderá ser potencialmente um risco. Há no entanto espaços, momentos, em que nada poderá ser mais belo e estimulante.