29/03/10

P.G. Six "Live at VPRO Amsterdam"


Com origem em New Jersey a Perhaps Transparent Records é uma editora que de forma intermitente se dedica a publicar edições limitadas de artefactos musicais aparentemente inócuos mas que, com o passar do tempo, adquirem justificada relevância. Exemplo óbvio é “Parlor Tricks and Porch Favorites” (2001) o primeiro registo a solo de P.G. Six/Pat Gubler, um objecto de culto cada vez menos silencioso.

A editora acaba de regressar a P.G. Six com “Live at VPRO Amsterdamuma edição embrulhada num magnífico “artwork” de Kim Jones e limitada a 100 exemplares.



As fitas foram gravadas em Novembro de 2004 e captam um concerto em que o mais fervoroso discípulo americano de Bert Jansch actuou a meias com o percussionista Tim Barnes. Três dos temas - “The divine invasion”, “The shepherd” e o original de Anne Briggs “Go your way” - , são oriundos de “Parlor Tricks”, mas há também uma versão de Townes Van Zandt ( “High, low, and in between” ) e uma estimulante suite ( “Old man on the mountain /Evening comes” ) onde Gubler na guitarra e Barnes no ukelin inventam uma colorida sonoridade oriental, mesclada pelas tonalidades cinzentas do John Cale de “Velvet Underground” ou “Marble Index”.



Somadas as componentes áudio e visual, “Live at VPRO” é um artefacto a considerar, mesmo para aqueles que já conhecem a música de Pat Gubler.