
"Bangla Desh" ( George Harrison )

Numa altura em que os concertos e as iniciativas de solidariedade se banalizaram e as participações nesses eventos são cientificamente preparadas por forma a que os benefícios para a carreira e imagem dos “famosos” ( um conceito horripilante ), compensem o incómodo - atente-se no ridículo da cena haitiana de John Travolta, mulher de Travolta, jacto de Travolta e religião de Travolta -, convirá recordar um dos pioneiros, talvez O Pioneiro, das causas de solidariedade.
George Harrison escreveu, gravou e fez publicar “Bangla Desh” a 28 (UK) e 30 (USA) de Julho de 1971. No dia 1 de Agosto estava em cima do palco do Madison Square Garden com Dylan, Clapton, Ravi Shankar, Klaus Voorman, Badfinger, Leon Russell e Ringo Star, para um concerto que as câmaras de Saul Swimmer guardaram para memória futura.
A crise política com o Paquistão terminou pouco tempo depois, mas o Bangla Desh permanece um dos países mais pobres do mundo. O idealismo altruísta de Harrison teria seguidores como é sabido. Mas também aproveitou a muita gente.

"Bangla Desh", edições originais: UK (em cima), USA (em baixo)