16/12/09

"Every noise has a note"


A Trensmat Records é uma editora independente que se vem dedicado à publicação de edições limitadas de singles (em vinil) contendo alguns dos melhores temas que poderemos encontrar hoje nas margens do underground.

Com as edições maioritariamente esgotadas, a editora partiu para a compilação em CD de parte dos títulos publicados. Razões comerciais ditaram certamente a decisão, mas o simples facto destas músicas estarem de novo disponíveis em suporte físico é para o Atalho justificação mais do que suficiente.

( Bardo Pond )

Falo, por exemplo, do space-garage e do groove hipnótico dos Telescopes em “Dsm – 1V axis 1307.46 (Night Terrors)” , da distorção fogo à peça praticada pelos White Hills em “Be yourself”, do motorik incandescente que é “Bethany heart star” dos Mugstar ( o novo álbum está apontado para o inicio do ano ), do drone psicadélico de “Vaahto” responsabilidade dos finlandeses Circle ou do épico “Lord of Light” um original dos Hawkwind para “Doremi Fasol Latido”, aqui numa versão onde o space e o fuzz convivem sem sobressaltos.

Para além destes, há ainda convincentes incursões no território do krautrock com “Trick with a knife” dos Area C, a evocação dos Suicide nos Cave de “Machines & Muscles” ou o apocalíptico tratamento de resíduos cósmicos levado a cabo pelos Magnetize em “Noise to signal”.

( Cheval Sombre, poster Flora Wang )

A fechar, numa atmosfera mais serena, um hipnótico, quase velvetiano “Troubled mind”, numa remistura de um tema retirado de “Cheval Sombre” o álbum de um projecto homónimo que envolve Sonic Boom, Dean Wareham e Britta Phillips.

Em suma, “Every noise has a note” confirma o título e apresenta argumentos suficientes para se tornar absolutamente mandatório.