A música de John Martyn, como a de todos os artistas tocados pelo génio, é irrepetível. Dito isto, confesso que ao escutar “Of tide & trail”, em diversos momentos fui compelido a estabelecer uma ligação próxima com a obra do trovador inglês.
À medida que “Another side of the sky” – o tema de abertura do segundo CD de Dan Arborise -, ganha espaço é impossível ignorar aquelas duas guitarras acústicas subtilmente sobrepostas e, em de seguida, a técnica instrumental que lhes dá vida. Por cima, a voz, forte, convicta e algo rouca, completa o puzzle do paradigma John Martyn.
“You’ll all get what’s coming to you” vai ainda mais longe na vertente instrumental. O “finger picking” de Arborise não empalidece quando comparado por exemplo com a técnica paralela de James Blackshaw, facto que quando aliado à melodia, entre a tradição celta e o universo cósmico de John Fahey, contribui para fazer deste um tema incontornável.
“She told me how to love her” desliza para paisagens mais intimistas (Nick Drake também andará por ali), enquanto os 5m e 18s que dura “Live” parecem demasiado curtos quando se torna necessário acompanhar as guitarras, acústica (“picking”) e eléctrica (“wah-wah”), a voz, a harmonia e as preocupações ecológicas que o tema transporta. “My child” é um dos títulos que evidencia maior luminosidade e o “tunning”, de uma simplicidade bela e tocante, contribui decisivamente para tal.
“Under your spell” é um deleite instrumental onde o “reverb” da guitarra faz ecoar na memória o Vini Reilly dos primeiros Durutti Column; “Days even years” regressa ao patamar de “My child” e, a terminar, “Feet in the sea, head in the stars” repousa num leito harmonioso construído pelo harmonium e decorado pelos efeitos das guitarras eléctricas, num registo muito próximo da “kosmische musik”.
Extraordinário o facto de um trabalho com a densidade e profundidade de “Of tide & trail” ter sido elaborado “apenas” com recurso a voz, guitarras, harmonium e percussão, todos da responsabilidade de Dan Arborise.
John Martyn e Nick Drake teriam certamente apreciado.