30/09/09

Glenn Jones "Barbecue Bob in Fishtown"

Soul first … technique later” ( Robbie Basho )


Do conjunto de guitarristas americanos contemporâneos que se dedicam ao “finger picking”, Glenn Jones é provavelmente aquele que melhor encarna o aforismo de Robbie Basho.

Vindo do avant-rock e do vizinho discurso psicadélico que os Cul de Sac exercitaram nos anos 90, Jones construiu uma reputação de visionário na qual o rigor pela tradição e a precisão técnica são as principais características. Contudo, a liberdade da alma e a expressão dos sentimentos de que falava Basho, localizam-se num patamar superior do edifício criativo de Jones. Encontram-se por isso devidamente assegurados (protegidos). Uma asserção que é facilmente comprovável em qualquer registo do guitarrista, o novo “Barbecue Bob in Fishtown” incluído.


Neste terceiro CD a solo, o instrumentista de New England materializa a admiração pelo génio de Basho –, o tema “1337 Shattuck Avenue, Apartment D” é-lhe dedicado e “Redwood Ramble Misremembered” teve a sua origem numa malha do álbum “Rainbow Thunder” de 1981, daí a co-autoria.

Em simultâneo e provavelmente em resultado das amizades de palco com Paul Metzger e Jack Rose, Glenn Jones inicia-se no banjo (“Keep it a hundred years” e “A Lark in earnest”) com resultados igualmente encorajadores.

Incluindo 9 temas soberbos, alguns compostos no estúdio, “Barbecue Bob in Fishtown” é um daqueles trabalhos que fascina do primeiro ao último acorde. Ao mesmo tempo inspirador e terapêutico, é perfeito para nos resgatar à galopante demência colectiva que, como um vírus, ameaça a saúde da nossa organização política e social.