14/06/09

Roger Wootton & Piu "Cut the air at Mello Club"


A par de “Growers of Mushroom” de Leaf Hound, “First Utterance” dos Comus é um dos mais famosos exemplos do “love it or hate it álbum” saídos do underground inglês e, nessa qualidade, os suas qualidades e defeitos têm sido exaustivamente discutidos ao longo dos últimos 35 anos.

Os respectivos defensores, ainda que por vezes sitiados, sempre recusaram a rendição e mantiveram hasteada a bandeira nas ameias de um castelo medieval onde, no interior de um fervilhante microcosmo, se abrigam bruxas, duendes, violadores, donzelas angelicais, assassinos, madrigais pagãos e experimentalistas folk “à la carte”.

Hoje porém, após anos de debate, a reabilitação/recuperação de Comus é finalmente oficial ( conferir por exemplo o número de Junho da revista Wire ). No verão transacto, membros da banda de “death metal” sueca Opeth, contactaram os antigos membros do velho colectivo londrino. O objectivo: convidá-los para tocar num festival que teve lugar perto da costa da Suécia, a bordo de um navio.



( Comus, 1971 )

Ao que parece, o regresso terá corrido de forma tão satisfatória que Roger Wootton, até aí o mais difícil de convencer, aceitou realizar dois concertos em Dezembro. Nestes, apoiado pelos também suecos Piu, recriou algumas das canções de “First Utterance” e “To keep from crying”, o segundo álbum.

Assinado por Roger Wootton & Piu, “Cut the air at Mello Club” perpetua a atmosfera daqueles concertos e, naturalmente, está a agitar as hordas de fiéis e incondicionais dos Comus.

Aqui fica a referência para eventuais curiosos e potenciais interessados. Entretanto o colectivo Comus, agora reformado, tem agendado para Manchester e Birmingham mais um par de actuações ao vivo. Lá mais para o final de 2009 ficaremos a saber se teremos ou não novas gravações.