25/05/09

"Galactic Ramble"


Pensado e editado por Richard Morton Jack, usufruindo da colaboração de uma dezena de eruditos ( alguns dos quais estiveram na origem de “The Acid Archives” em 2006 ), “Galactic Ramble” representa a mais recente e criteriosa abordagem à história da música popular britânica dos anos 60 e 70.



Na nota introdutória, o editor refere que Galactic Ramble “se reporta genericamente aos álbuns pop, rock, folk e jazz britânicos publicados entre 1963 e 1973” mas, as semelhanças com o conhecido “The Tapestry of Delights” de Vernon Joynson, o trabalho com que Ramble mais tentadoramente compara, terminam praticamente aí.



Neste livro não está presente a obsessão por discografias completas. Ao contrário, existiu a preocupação de, a partir de um conjunto alargado de nomes artisticamente relevantes, fazer referência crítica e informativa a apenas alguns dos seus álbuns. Aqueles que os autores reputam de mais importantes.



A verdadeira inovação porém encontra-se na forma como os discos são abordados. Para além da data de publicação ( tão rigorosa quanto é possível, segundo o editor ) e de um comentário crítico actual, a grande maioria dos itens inclui também excertos das críticas de que os álbuns foram objecto por parte das publicações especializadas da época. Um pequeno grande detalhe que permite comparar o que se disse e escreveu quando da respectiva edição original com aquilo que hoje se pensa dos mesmos, a uma confortável distância de 35, 40 anos.


Além de duas secções independentes onde são mostradas fotos a cores de um conjunto de raridades, “Galactic Ramble” opta por não incluir as capas dos discos a que faz referência. Aqui e ali apenas fotografias dos artistas e, de quando em vez, reproduções de posters vintage ou outro tipo de “memorabilia” criado pelas editoras quando da promoção das edições. Uma opção que não só resulta bem do ponto de vista gráfico como ajuda a contextualizar as posturas musicais com a realidade política e social em que se inseriam.



Os tops elaborados pelos diversos colaboradores fazem parte do habitual folclore neste tipo de publicações e pouco acrescentam. Porém, ao longo de 500 páginas, o fundamental são as cerca de 3.000 referências a álbuns que todos nós gostaríamos de ouvir pelo menos uma vez na vida.

Caso o tema seja do vosso interesse, não deixem de consultar http://www.galacticramble.com/ .