29/12/08

Hush Arbors "Hush Arbors"


Se desenharmos um arco, colocando numa das extremidades MV & EE, prosseguindo com Six Organs of Admittance, Current 93, Skygreen Leopards e terminarmos na outra ponta com Damon & Naomi, em qualquer destes pontos encontraremos sempre os Hush Arbors, o projecto de Keith Wood.

Com Matt Valentine e Erica Elder, Wood partilha o colectivo editorial da Ecstatic Peace de Thurston Moore, um dos refúgios secretos do riff. Ben Chasney é um amigo e colaborador de longa data e em “Hush Arbors” está de novo presente. Current 93 e David Tibet acolheram recentemente Wood no seu seio; este por seu lado, partilha com Glenn Donaldson dos extintos Skygreen Leopards uma tonalidade vocal a meio caminho entre o falsetto e o campfire. Por fim, Hush Arbors, não sendo tão perfeito em matéria de detalhes e consistente nos conteúdos, reparte com Damon & Naomi as elegias a um romantismo sereno e quase pastoral.



A abertura de “Hush Arbors”, pirotécnica, através das guitarras drone de “Water” não nos prepara para o que vem a seguir. 31 minutos e alguns segundos preenchidos por um riquíssimo menu, ancorado nas guitarras de Keith Wood/Leon Duffiny e, a espaços, como em “Follow closely”, de Ben Chasny.

No fundo este registo é constituído por um conjunto de aguarelas, esboçadas pelas guitarras em cascata ( como em “Sand” ou “Follow closely” ), em fingerpicking ( “Rue Hollow” ou “Bless you” ), em sólida barragem (“Gone” e “Water II” ) ou num misto de todas elas como em “The light”.

Longe dos estereótipos do free-folk, Keith Wood esteve em “Hush Arbors” suficientemente inspirado e inspirador para nos cativar a atenção para uma música simples e elegante que, num momento em que muitos egos se entretêm a elaborar os arrepiantes balanços do ano, quase corria o risco de passar despercebida.