20/10/25

Jardins do Paraíso ( 88 )

Objecto de uma prensagem original de 200 exemplares, “And Then Perhaps” ( 1971 ) é nos dias de hoje, uma das mais raras prensagens privadas do folk britânico. 

Marie Celeste ( o nome da banda tem origem na história do Mary Celeste, “navio fantasma” norte americano encontrado à deriva no Atlântico em Dezembro de 1872 sem qualquer membro da tripulação a bordo ) foi um quinteto oriundo de Wolverhampton que começou por se chamar The Matchbox Folk Group enquanto actuava no seu próprio club folk ,“Sandpiper” no Hotel Lion naquela cidade das West Midlands. 

A alteração do nome da banda coincidiu com as sessões de gravação, todas ao vivo, acústicas e sem overdubs. O áudio, naturalmente, apresenta características lo-fi e os arranjos uma indisfarçável ingenuidade.

Porém, a espaços “And Then Perhaps” encanta, fruto do talento dos dois guitarristas ( Ken Price e Brian Lindop ) e das harmonias vocais partilhadas por Tricia Jenkins e Mary Bishop. Cinco dos doze temas são originais com particular destaque para o excelente “Prisoner” e para o complexo arranjo instrumental de “Theme based on greensleeves”. 

O leque de versões estende-se de Tom Paxton (“When morning breaks”) a Joni Mitchell ( “Night in the City” ), passando por Paul Simon ( “I am a rock” ) ou Jagger/Richards ( “Ruby Tuesday” ).

Oficialmente reeditado com um novo design de capa “And Then Perhaps” não fazendo embora parte da “first division” do folk rock inglês da época, possui atributos e qualidades mais do que suficientes para justificar a nossa atenção.