Resultado da junção e reciclagem dos estilhaços de um
conjunto de bandas ( The Corvairs, Jer and The Renegades, Chessmen, English
Sound Project, Captain Speed ), os Turquoise eram originários do sul da
California, designadamente de Santa Barbara e San Luis Obispo.
Contemporêneos dos Strawberry Alarm Clock e dos menos
mediáticos Giant Crab, os Turquoise gravaram dois singles no decorrer de 1967: “Hello
Bill / Steel Glass” e “Sunflower Mama / Beautiful Death Dealer”, ambos objecto
de produção do “maverick” Kim Fowley.
Qualquer dos quatro temas, com particular destaque para “Hello
Bill” e “Beautiful Death Dealer” alinham pelos padrões do psicadelismo
californiano da época. Intencionalmente ou não optam por incluir um órgão “à la”
Ray Manzarek, facto que lhes permite desenvolver uma vertente “Doorsy sound”
que, não sendo propriamente inovadora, demonstra a intenção de manter a sintonia
com o paradigma de sucesso que a banda de Jim Morrison perseguia. O mesmo raciocínio
poderá ser aplicado às vocalizações de Tim Pearson, sendo que os textos deste não
logram atingir o mesmo desiderato.
Ainda assim “The return of Captain Speed” é um artefacto genuíno
que, além de recuperar os títulos acima referidos, lhes soma oito interessantes
temas gravados em 1968, desta vez sob a batuta do produtor Jim Salzer.
Equívocos vários, incorporações de membros do grupo no
exército com destino ao Vietnam, o falecimento de Tim Pearson ao que que se
conhece, fruto de comportamentos erráticos e aditivos, conduziram ao fim de uma
banda que entre outros integrou o futuro Little Feat Bill Payne.
Para memória futura ficaram as músicas disponíveis em “The return of Captain Speed” que a chancela
de qualidade do historiador e arquivista Alec Palao permite a eventuais
curiosos agora avaliar.