22/12/23

Record Files ( 30 )

 


Produto de uma época onde todas as inovações eram possíveis e todas as metamorfoses valorizadas “Soundtrack”, o primeiro álbum dos Principal Edwards Magic Theatre ( como o nome deixa antever, um colectivo de cantores, músicos, bailarinos, autores, coreógrafos e designers ) é uma experiência musical única que, suspeita-se, terá sido ainda mais intensa quando conjugadas em palco as vertentes sonora e visual.

Entre o folk acústico, o medieval e o heavy-rock, perfila-se uma intrigante complexidade que o  progressivo um pouco mais tarde viria a modelar.

Aqui e ali, a voz de Vivienne McAuliffe  lembra Celia Humphris, facto que deve ter contribuído para a cantora vir a integrar os Affinity após a partida de Linda Hoyle.

Produzido por John Peel e publicado no Reino Unido em Dezembro de 1969 através da sua Dandelion Records, “Soundtrack” seria também objecto de edição americana. Aí, a capa, pavorosa, presume-se que pretendia replicar um néon, mas pouco ou nada deve ter acrescentado ou contribuído para a divulgação e sucesso do álbum.