Para aqueles que tal como o Atalho apreciam e valorizam os
arranjos de Paul Buckmaster, Johnny Harris, Robert Kirby ou Gus Dudgeon, o nome
de John Cameron será certamente familiar.
Os seus arranjos ( e também um pouco as suas composições )
encontram-se entre os mais inovadores e distintivos trabalhos do pop, rock e
jazz britânicos dos 60s e 70s.
Donovan, Piccadilly Line, Julie Felix, Gordon Haskell, World
of Oz, Françoise Hardy, Kathe Green, Harold McNair, Flirtations, Leslie Duncan,
Hopscotch ou
Alexis Korner são alguns dos nomes beneficiários do seu talento em matéria
de teclas e arranjos.
A compilação “Folk, Funk & Beyond, The arrangements of
John Cameron” não sendo exaustiva e/ou definitiva, propicia-nos uma excelente
imagem da importância de Cameron na música da época em apreço.
E não é comum encontrar num único lugar temas como “Boat Trip”
( Gordon Haskell ), “Willow’s Harp” ( World of Oz ), “If I thought you’d ever
change your mind” ( Edwards Hand ), “Primrose Hill” ( Kathe Green ) ou “Everybody
needs somebody to love in the end” ( The Flirtations ).
A merecer correspondente atenção.