04/07/22

"Frabjous Days, The Secret World of Goodley and Creme 1967 - 1969"

 


O Atalho nunca dedicou particular entusiasmo ao legado dos 10CC, aos anteriores Hotlegs, ou aos posteriores Wax.

Não obstante por aqui sempre persistiu a secreta curiosidade de saber como soariam as canções que a dupla Godley & Creme gravou ( sob a designação Frabjoy & Runcible Spoon ) em 1969 para a fugaz Marmalade. A independente liderada por Giorgio Gomelsky faliu pouco tempo após e o planeado álbum nunca foi publicado.  Testemunhos até à data, apenas um single ( “I’m beside myself / Animal song” ) e dois temas incluídos na compilação “Marmalade 100 Proof” publicada em Junho de 1969.

Frabjous Days, The Secret World of Godley and Creme 1967 – 1969” vem finalmente matar aquela curiosidade e de alguma forma fazer justiça a um trabalho que não sendo indispensável do ponto de vista histórico merecia ser conhecido.

Gomelsky “imaginava” a dupla Kevin Godley & Lol Creme como os Simon & Garfunkel ingleses. A dupla de Manchester possuía inegáveis qualidades como o futuro amplamente se encarregou de demonstrar, mas a comparação era no mínimo megalómana e manifestamente excessiva.

Através da presente edição, ficamos agora a saber que com a esparsa colaboração de Graham Gouldman e para além dos títulos atrás referidos, Godley e Creme gravaram mais nove temas naquele outono de 69.

De entre eles, embora mais Paul McCartney que Paul Simon, os impressionantes “Take me back” e “Today”; autênticos patchwork de ideias, melodias e ritmos, destacam-se dos restantes ainda que “Chaplin House”, “Cowboys and Indians” ou “Virgin Soldiers” ( este da autoria de Graham Gouldman ) mereçam também particular atenção.

Na generalidade, o desempenho instrumental, tal como o áudio são imaculados pelo que não se torna difícil prever que face ao estatuto de “collectable” que a generalidade dos álbuns editados pela Marmalade hoje ostenta, caso este disco tivesse sido publicado no seu tempo, um exemplar original facilmente mudaria hoje de mãos por valores muito acima dos três dígitos.

Ps: a presente edição inclui ainda as duas canções de um obscuro single que Godley & Creme publicaram em 1967 na CBS sob o nome de The Yellow Bellow Room Boom.