10/03/22

Artefactos ( 121 )

 


Um dos fenómenos mais intrigantes da música popular britânica dos 70s do século XX, reside na persistente e incompreensível ausência de popularidade de um dos mais talentosos colectivos da época: Help Yourself.

À data, publicaram quatro álbuns absolutamente essenciais: “Help Yourself”, Strange Affair”, “Beware The Shadow” e “The Return of Ken Whaley”, a que se juntaria em 2004 o também excelente “5”, que como o título deixa antever, inclui o material que fora composto e gravado para dar sequência cronológica a “Return of Ken Whaley”, o que não aconteceu.

A natureza e razão do brilhantismo da banda alicerçava-se no facto dos membros serem  simultâneamente compositores e instrumentistas dotados. Apesar de críticas favoráveis por parte da imprensa , o mediatismo da banda nunca foi uma opção suficientemente consistente. Com o passar dos anos, o grupo, os seus discos e até os ex-membros, transformaram-se numa espécie de liturgia que um conjunto de incondicionais professava e professa com persistente regularidade.

 



Recentemente a fanzine Terrascopaedia dedicou a sua primeira edição “Annual” ao legado dos Help Yourself. Para tal convocou dois dos muitos recém convertidos – Prana Crafter  ( William Sol ) e Zachary Cale para reinterpretarem dois títulos do álbum de estreia da banda londrina, ambos saídos da inspiração de Malcolm Morley: “Your Eyes are Looking Down” e “Paper Leaves”. O resultado materializa-se num single que acompanha a publicação “The Terrascopaedia Annual” onde, como se calcula, os dois músicos dissertam sobre a importância e o legado dos Help Yourself no desenvolvimento das suas opções musicais.

No passado o Atalho já referenciou, quer a banda, quer o trabalho de Malcolm Morley a solo, mas como nunca será demais o destaque aqui fica mais esta chamada de atenção à boleia de um magnifico artefacto.

Eventuais interessados poderão deliciar-se aqui:  https://www.cherryred.co.uk/product/help-yourself-passing-through-the-complete-studio-recordings-6cd/, a única edição que agrupa toda a discografia conhecida dos Help Yourself.



( Help Yourself )