25/09/21

Neil Young "Archives Vol. II ( 1972 - 1976 )"

 


Grande parte da produção musical de Neil Young permanece interessante, nalguns casos muito interessante. As mais recentes opções comerciais do canadiano mostram-se todavia bastante questionáveis, para dizer não dizer duvidosas.

Atente-se por exemplo em “Archives Vol II ( 1972 – 1976 )” e apenas para não ir mais longe.

Não parece aceitável que numa edição de 10 cds  ( que à partida se pretendia única e ilustrativa de gravações que, na sequência de decisões de enquadramento editorial ou outras de carácter mais pessoal, não foram objecto de publicação à época ), um terço seja constituído por discos já publicados individualmente na série Arquivos. Em concreto “Homegrown”, “Tuscaloosa” e “Roxy, Tonight’s the night” ( este último com uma “ligeira” nuance na inclusão de “Losing End” ).

Ademais, dos 132 temas que integram “Archives Vol II”, 46 são versões diferentes de canções já publicadas e apenas 12 constituem verdadeiros inéditos. Donde que, como se infere, o balanço poderá ser francamente questionável, sobretudo por aqueles que legitimamente esperavam a anunciada profusão de inéditos ( veja-se por comparação a série “Bootlegs” de Bob Dylan ).

Dito isto, “Archives Vol II” valerá a pena? Para os fãs, para os quais estes “pequenos” detalhes têm pouca relevância, claramente. Para os indefectíveis de Joni Mitchell também tendo em conta o inédito “Sweet Joni”, captado no Bakersfield Civic Auditorium a 11 de Março de 1973 e a curiosa versão de “Raised On Robbery”, suportada pela banda que acompanhou o canadiano em “Tonight’s the night”, além de Joni Mitchell herself.  

Quanto à esmagadora maioria, e tendo em conta o preço a que a box é comercializada, talvez seja de considerar a opção de esperar pela publicação isolada de “The Old Homestead”, agrupando gravações datadas de 1974  e que inclui 4 inéditos e 12 versões não publicadas, entre estas duas longas prestações de palco com Crosby Stills Nash & Young: “Pushed it over the end” e “On the Beach”.