“We are reaching for something that doesn´t
just sound modern but timeless … “
( Robin
Williamson, 1967 )
Parceiro
e complemento de “Dust on the nettles, a journey through the British
underground folk scene 1967-72”, “Sumer is Icumen in, The pagan sound of
British and Irish folk 1966-75” é uma estimulante e didáctica viagem através
dos sons mais recônditos e, bastas vezes iconoclastas, emergentes dessa música ancestral que a
tradição tende a proteger enquanto a cultura vigente faz por ignorar.
E
no entanto para que se recorde e celebre esta música ainda tão profundamente enraizada
no tecido rural da Grã-Bretanha ( é uma evidência que apesar das “urgências”
mediáticas e das efémeras futilidades, não são poucos os que persistem no
caminho da sua preservação ) não é necessário descer apenas ao underground ( escute-se o delicioso “On
Horseback” de Mike Oldfield publicado em “Ommadawn”, “Cruel Sister” dos Pentangle ou a versão dos Traffic
para “John Barleycorn”) ainda que seja nesse espaço que são recuperados a
maioria dos 60 temas que integram esta compilação.
“Sumer
is Icumen in”, é na origem, uma melodia inglesa datada do século XIII. Os artistas
e as canções de maior ou menor pendor tradicional que nela se inspiraram e aqui
lhe prestam homenagem – desde a mítica banda sonora de “The Wicker Man”, passando
por Vulcan´s Hammer, The Celebrated Ratliffe Stout Band, Amber, Mighty Baby,
Lal Waterson, Dave & Toni Arthur, Oberon, Stone Angel, Archie Fisher ou
Anne Briggs -, assumem todos eles o papel de cicerone numa excitante viagem de
regresso a um tempo que tem tanto de fantástico quanto de sombrio.
Como
já é hábito, as notas explicativas de David Wells para cada um dos temas,
enciclopédicas e repletas de humor, ajudam a justificar o investimento. Algo
ainda mais valorizado pela inclusão de 15 títulos ( ou versões ) inéditos até
agora.