15/07/20

Artefactos ( 101 )



Nascida em 1950 pela mão de um jovem  visionário de 19 anos, Jac Holzman, a Elektra Records foi uma das primeiras e mais bem sucedidas editoras independentes.
Começando por ser um porto de abrigo para artistas de folk music – Greenwich Village era a Meca na época -,  a Elektra e Holzman souberam ler e interpretar o boom do rock americano dos 60s e nos finais da década já albergavam no catálogo, para além dos nomes habituais da folk ( Tom Paxton, Tom Rush, Judy Collins, Joan Baez, Fred Neil, Phil Ochs, Incredible String Band, Judy Henske, Jean Ritchie ),  os Love, The Doors, Butterfield Blues Band, Tim Buckley, The Stooges, MC5, Pat Kilroy, Clear Light, Ars Nova, David Ackles, Nico, Eclection …

Follow The Music” conta a história da editora. Constitui uma leitura deliciosa, não apenas porque conta episódios que fazem parte da história da música popular, mas sobretudo porque recorre à memória e aos arquivos de Jac Holzman para o fazer.
Nota: A primeira edição publicada em 2000 ( foto acima ) inclui um CD com 26 exemplos da música que a editora publicou ao longo dos anos.