18/12/19

Jardins do Paraíso ( LX )



E não se pode ignorá-lo.

At a Point Between Fate and Destiny, The Complete Recordings” agrupo mesmo, e pela primeira vez, as gravações completas dos Mighty Baby (  as origens enquanto The Action arrumam-se num outro departamento, também ele a merecer tratamento cuidado ).

Há muito que os fãs desta banda extraordinária, parte essencial do underground britânico do inicio da década de 70, reclamavam a ordenação das gravações sobreviventes do quinteto londrino.

Mágicas, quase todas elas e porventura definidoras de um tempo e de um espaço próprios, estas gravações irradiam talento, competência e encerram em si mesmas características que têm tanto de visionário como de mítico.

"The Complete Recordings” agrupa:

- o primeiro álbum homónimo, incluindo os bónus surgidos na reedição da Big Beat em 1994

- o segundo “A Jug of Love”, incluindo os bónus surgidos na reedição Sunbeam em 2006

- demos datados de 1970, e na altura destinados a um potencial segundo álbum “Day of the Soup” cuja publicação nunca aconteceu

- “Live in The Attick”, Sunbeam de 2009

- “Tasting of Life, Live 1971”, Sunbeam 2010

- “Slipstreams”, Flashback 2015

- a totalidade das gravações que resultaram da actuação no Glastonbury Festival em Junho de 1971

- versões Mono dos singles “Egyptian Tomb” e “I’m from The Country”

- “Christmas Jam”, uma jam session datada de 1969, oriunda da participação da banda nas gravações do primeiro álbum de Keith Christmas.

- um belíssimo booklet que narra histórias e cita as declarações e os factos realmente importantes de um percurso quase sem paralelo.

Dito isto, pouco mais haverá a acrescentar. “The Complete Recordings” é brilhante e assume a postura de um verdadeiro “Holy Grail”. Pense-se o que pensar sobre Mighty Baby e o seu legado, nada poderá jamais ultrapassar este magnifico artefacto.