06/05/19

Jardins do Paraíso ( LIX )




I did have a sense of mission from quite an early stage. It came from finding music and that music made sense to me. It wasn’t particularly driven before that. I could do OK academically, or sports-wise bit I wasn’t particularly dedicated. Of course, I wanted to play cricket for England but I wasn’t dedicated in the way I became with music. It was foolish really because as that time nobody has the slightest clue that anybody’s musical career could go on for longer than five or six years.” ( Peter Hammill )  

Existem várias curiosidades paralelas associadas aos primeiros álbuns dos Genesis ( “From Genesis to Revelation” ) e Van der Graaf Generator ( “The Aerosol Grey Machine” ). Ambos foram gravados e publicados em 1969 ( o último apenas nos Estados Unidos ) ambos resultam da conjugação de talentos de universitários, ambos são dotados de arranjos imaginativos  e letras de qualidade invulgar, ambos mergulham num barroco de inspiração sinfónica e, à época e talvez não por acaso, ambos receberam pouco ou nenhum reconhecimento.

Porém as similitudes terminavam ali.  O colectivo VdGG não integrava um guitarrista, as paisagens sonoras ainda que brilhantes - a bordejar o psicadélico - eram genuinamente complexas, o lirismo de Hammill denso e exigente. A adição de todas estas componentes contribuiu para tornar a música impenetrável a ouvidos mais apressados ou pouco empenhados.   

VdGG tornar-se-ia um grupo de culto com marginal impacto comercial, os Genesis abriram-se a um público mais vasto e heterogéneo.
Projectado como um álbum solo de Peter Hammill ( a banda separou-se após o primeiro single, “People You Were Going To” ) “The Aerosol Grey Machine” apesar de já ter alinhamento e capa concluídos, teve a edição inglesa cancelada para dar lugar a “The Least We Can Do Is Wave To Each Other” aquele que muitos erradamente reputam de primeiro álbum da banda. Anos mais tarde ( 1974 ), acabaria por ser finalmente publicado mas apenas nalguns países da Europa continental.

Cinco décadas volvidas, este álbum tão extraordinário quanto complexo, conhece finalmente uma edição abrangente e definitiva. Detalhando:

- CD incluindo a remasterização dos 11 temas originais

- CD incluindo os lados A e B do single “People You Were Going To”, quatro temas gravados na BBC One Top Gear em 1968 e duas demos datadas de 1967.

- LP em vinil dentro de uma réplica da capa dupla originalmente concebida para o disco

- Réplica em vinil do single  “People You Were Going To / Firebrand”

- Booklet com informação profusa, parte dela até aqui apenas disponível no livro “Van der Graaf Generator, The Book

- Poster concebido por Peter Hammill
Posto isto, faltará apenas referir que “The Aerosol Grey Machine” foi criado por Peter Hammill, Hugh Banton, Keith Ellis e Guy Evans, produzido por John Anthony e,  ainda que não atinja a quase perfeição de alguns dos álbuns posteriores ( “The Least We Can Do Is Wave To Each Other”, “Pawn Hearts” ou “Still Life” ), revela-se um disco absolutamente fora do tempo e do espaço.

Nesse sentido, pode dizer-se que envelheceu de forma perfeita.