26/11/18

Morning Reign "Can't Get Enough Of It"



Oriundos de Salem no Oregon, os Morning Reign ( não confundir com os californianos Mourning Reign com dois singles publicados em 1966 ) existiram enquanto banda  entre 1966 – 72 tendo editado quatro singles. Ainda que existisse material suficiente para um álbum, o projecto  enquanto tal não se concretizou.

Agrupando 17 temas, todos datados de 1969, a agora disponível compilação retrospetiva “Can’t Get Enough Of It” teria como objectivo constituir-se no testemunho daquela época. Se o conseguiu ou não será naturalmente matéria de opinião. Para o Atalho, o facto de apenas um dos oito temas publicados nos singles integrar a compilação é no mínimo intrigante, detalhe sublinhado pela raridade dos mesmos.


Quanto à substância da coisa, a música, dir-se-á que a ausência de interessados na respectiva  edição em tempo não reveste grande espanto. Se discos de grupos  de manifesta excelência como Cold Sun, Crystal Syphon, Uther Pendragon ou Truth ( citando de memória ) ficaram pelo caminho, sendo publicados apenas muitos anos depois, esta música indistinta, situada  a meio caminho entre um psicadelismo espúrio e um “hard-rock” bafiento  tão próprio das “second division bands” do “west” e “midwest” americanos, integra escassos motivos de interesse. Uma postura “template” que consegue a proeza de banalizar o tema título, uma versão da canção inventada em 67 por Steve Winwood para o Spencer Davis Group.

Num verdadeiro mar de clichés salvam-se “I Love” ( estrutura rítmica interessante prejudicada por uma vocalização sofrível ), “Tambourine Lady” ( provavelmente inspirado no tema de Bob Dylan ) e o “sunshine pop” “Wait Til You See”.

Quanto ao resto, para além da sempre importante recuperação dos factos históricos, esta é uma daquelas edições que acrescenta muito pouco ao que já se sabia sobre este tipo de música.