28/10/18

Jack Ellister "Telegraph Hill"



Por vezes sucede.

Inesperadamente e sem que nada o faça esperar aterra na caixa do correio um grande disco. Na circunstância “Telegraph Hill”.

Jack Ellister navega nas águas do neo-psicadelismo vertente pop e é comummente associado ao padrão Fruits de Mer, editora para a qual gravou um significativo conjunto de discos.

De “essencial” a “bizarra”, passando por “weird” ou “poetically psychedelic” a sua música tem sido comentada amiúde sem que no entanto Ellister tenha conseguido o reconhecimento de que é já credor. “Telegraph Hill”, com o selo da You Are The Cosmos Records, será porventura a sua tentativa mais consistente para atingir aquele desiderato.


Maioritariamente acústico ( Ellister é responsável por todos os instrumentos exceptuando a bateria ) “Telegraph Hill” foi projectado para o formato EP. Acabou no entanto por se transformar num álbum, cujo foco principal reside na voz  e numa guitarra acústica ( brilhante nesse particular ).

Porém quando as canções se “enchem” de guitarras eléctricas, flautas, sintetizadores e baterias ( conferir “Fill Another Glass” ou “Condor” ), torna-se quase inevitável regressar, ora às paisagens pastorais dos Floyd ( seguramente uma das maiores influências de Ellister ) período 69-72, ora ao pop cromático que James Mastro e Richard Barone inventaram para os Bongos.

Face ao que atrás fica escrito, não será difícil concluir ser “Telegraph Hill” um dos Jack Ellister preferidos aqui no Atalho.