20/12/17

The Lords of Thyme "Pellets"



Alvo de apressadas comparações com Pentangle e Fairport Convention, os The Lords of Thyme acabam de reeditar em vinil o seu primeiro álbum “Pellets” datado de 2016.

Colocando de lado a injustiça das similitudes ( porque coloca a fasquia num nível que complica mais do que facilita ) é verdade que existe na música deste quarteto inglês alguma magia; mas, por ora tão só, porque talento puro é outra coisa.

Oriundos dos esotéricos Circulus, Joe Woolley, Tali Trow e Pat Kenneally, recrutaram a vocalista Michelle Woolley e partiram em busca de uma linguagem musical que, dentro do padrão folk-rock, deixe de lado o paganismo e proporcione maior consenso.


A abrir, o tradicional “Bruton Town” está lá com esse fito, porém pouco ou nada acrescenta à maioria das versões conhecidas. A natureza serena de “George Collins” poderá ser uma das razões porque a banda foi convidada a integrar o projecto “Shirley Collins Inspired”. “The bird it sang” mantém a sequência mas, a partir deste, o rumo perde-se e o “song writing” tem dificuldade  em acompanhar o propósito inicial. “Coming down” por exemplo poderá até ser um bom tema mas o recurso ao órgão Hammond e à pedal steel guitar transforma-o num corpo estranho.

Após a necessária reflexão, aguardam-se os próximos capítulos.