05/11/16

"Imaginational Anthem Vol. 8, The Private Press"



Quando elaboradas com critério, por alguém com propósito e sabendo o que faz, as compilações podem ser fonte de prazer, informação e, simultaneamente, caminhos para o conhecimento.

Sob a sugestiva designação de Imaginational Anthem, a Tompkins Square tem vindo a editar um sólido conjunto de colectâneas das quais “Imaginational Anthem vol. 8, The Private Press” é a  mais recente.

Tal como o nome indicia, debruça-se sobre prensagens privadas - esse universo extraordinário onde as surpresas surgem a cada esquina -, em concreto sobre obras em tempo editadas por obscuros artesãos da guitarra acústica norte americana.

14 temas, balizados entre os anos de 1968 e 1995,  praticamente impossíveis de localizar noutro local, fruto das limitadas prensagens originais. E quando, arrogantes, julgávamos já ter escutado todo o finger-picking que interessava através dos Fahey, Kaukonen, Garcia, Kottke, Basho, Lang, Rose, Jones ou mesmo Bachman sem esquecer Jansch e Renbourn, eis que se apresentam alguns mais “professores” e discípulos para tornarem o assunto uma espécie de “never ending story”.  

Através da brochura de 24 páginas que acompanha a edição ficamos a saber entre outras coisas que estes 14 feiticeiros da guitarra criaram música de uma outra dimensão a que muito poucos tiveram acesso, uma vez que o número de exemplares das prensagens dos discos que gravaram raramente ultrapassou as três centenas.

E, com o “finger style” como veículo, cruzamo-nos com ragas, música oriental, jazz, blues, acid-folk ou até com melodias de inspiração hispânica. Nomes como Perry Lederman, Lee Murdock, Joe Bethancourt, Herb Moore, Nancy Tucker ou Russell Potter são por esta via colocados no radar e isso só pode constituir motivo de enriquecimento para quem se der ao trabalho de os escutar.