07/12/15

Jardins do Paraíso ( XXXXVII )


 

Nos anos idos de 1974, quando no Reino Unido o consumo da electricidade era racionado, o IRA  fazia explodir bombas nos pubs de Guilford e Birmingham e os tops eram dominados por Gary Glitter ou David Essex , os Courtyard Music Group, um colectivo estudantil escocês sediado na Kilquhanity House School de Galloway, gravou e publicou aquele a que já chamaram “The rarest of the rare of Acid Folk”:“Chan Eíl Ann Seo Ach Cuíd Dha’r Du Rachd Dhuít” ou, como é mais usualmente referido, “Just our way of saying hello”.
Colocando de lado o folclore associado à raridade – de acordo com o booklet que acompanha a reedição, na origem foram apenas manufacturadas 100 cópias das quais hoje só se conhecem 4 -, e no que à música diz respeito, importa dizer que o álbum, compara bem com outros discos míticos dos circuitos privados da folk da época como “Caedmon” ou “Stone Angel”.

A excelência da composição / interpretação é regra geral transversal a todo o álbum. Aqui e ali os arranjos surgem frágeis ( pueris ), mas a incontornável jam psicadélica “Jam and Gipsy Cream (Magician)” é seguramente algo que a Incredible String Band não se importaria de ter gravado ou que o lendário filme “The Wicker Man” gostaria de ter acolhido na respectiva banda sonora.
Levada a cabo pelos próprios, “Just our way of saying hello” é uma das reedições do ano. Pela história que lhe está subjacente, pelo simbolismo que reveste, mas sobretudo pela música que encerra, afinal a razão de todas estas coisas.