18/07/15

Wizz Jones "A life on the road, 1964-2014"


Conhecido sobretudo através de “When I leave Berlin” que gravou a solo em 1974 e retomou no ano seguinte com os Lazy Farmer, Wizz Jones é um dos artífices da folk renaissance inglesa do final dos 60s.

Influenciado primeiro pelos clássicos ( Dylan, Derroll Adams, Jack Elliott ) e mais à frente pelos prodígios domésticos ( Clive Palmer, Davy Graham, Bert Jansch ), a par de um impar embora parcimonioso talento como compositor, Jones desenvolveu uma técnica notável enquanto instrumentista, quer na guitarra quer no banjo.

Pouco mediático porém, à época Wizz Jones não logrou fazer passar a imagem de artista austero e criterioso, sendo que os seus álbuns pouco penetraram no mercado, inclusive junto dos fãs do folk-blues. Bert Jansch, John Renbourn e Ralph McTell ajudaram e muito, mas não foram suficientes para retirar Jones do semi anonimato.

Ficaram os discos ( “Right now”, “When I leave Berlin” e “Lazy Farmer”, sobretudo) e um espólio de canções que entre originais e versões, são do melhor que se pode escutar no género. “A Life on The Road 1964-2014” reúne 23 desses temas. Jones toca, canta, encanta e, como bónus, escreveu a história associada a cada uma destas canções. Uma inspiração.