31/07/15

Daniel Bachman "River"


O Atalho já se ocupou de Steve Gunn, Chris Forsyth, William Tyler, Jake Fussell e Ryley Walker. Faltava referir Daniel Bachman para que a galeria dos artesãos da nova guitarra tradicional americana ficasse minimamente composta.

Tal como os nomes mencionados, Bachman é um predestinado que expressa o seu talento ( apenas ) através da guitarra acústica/slide. E, nesse particular, revela-se um discípulo fervoroso das fases iniciais de John Fahey, Peter Walker ou Leo Kottke. Sendo o primeiro uma influência incontornável, a fogosidade do jovem Bachman aproxima-o e muito do período “tuning” de Kottke, quando as notas que brotavam das cordas da sua guitarra eram em número superior ao que o ouvinte tinha capacidade para absorver.

Claro que pelo meio houve Jack Rose, mas Kottke e Fahey ficaram. “River” é por agora, o corolário de um processo criativo que se revela tão excitante quanto  impressivo. A técnica instrumental é soberba e a qualidade de captação aúdio irrepreensível. Quanto aos temas, sete, só escutados. De preferência ao entardecer, em boa companhia e com uma bebida por perto.