11/06/15

Jardins do Paraíso ( XXXXIII )




O castelo de Fotheringhay em Northamptonshire foi construído no início do século XII. Como era próprio na época teve uma existência agitada e, entre escoceses e ingleses, mudou de mãos amiúde até que, segundo a lenda, foi a residência última de Mary Stuart of Scotland, tendo assistido à sua execução em 1587.

Por volta de 1630 o castelo seria desmantelado e nunca reconstruído. Fotheringay (sem H) foi o nome escolhido por Sandy Denny para o seu grupo pós-Fairport Convention. Anátema ou não, a verdade é que a carreira dos Fotheringay nunca se aproximou daquilo que seria expectável, tendo nascido e morrido em 1970, no curto espaço de um ano.


Ficou um álbum homónimo e outro inacabado ( “Fotheringay 2” seria publicado em 2008 ) e algumas prestações avulso na BBC e em festivais de verão. “Nothing More, The Collected Fotheringay reúne o mais significativo legado da banda de Sandy e Trevor Lucas. Três cds: “Fotheringay”, “2”, as prestações de palco na BBC e em Roterdão; e um DVD reproduzindo um concerto em Bremen. As versões alternativas acrescentam história à história e o som é absolutamente fenomenal.