21/02/15

Nikki Sudden "Fred Beethoven"


Membros fundadores dos seminais Swell Maps, os irmãos Kevin e Adrian Godfrey ( Epic Soundtracks e Nikki Sudden respectivamente  ) nunca foram bafejados pela fama e menos ainda pela sorte.
Ambos já desaparecidos, Epic faleceu em 1997 e Nikki em 2006, deixaram para trás um conjunto de registos diversificados e quase todos extraordinários; mais serenos e intimistas o primeiro, rock-and-rolleiros o segundo.
Quando no ano transacto estava a ser preparada a compilação “The boy from nowhere” foram descobertas gravações que Nikki Sudden tinha deixado de lado nos idos anos 90. Foram recentemente publicadas enquanto  Fred Beethoven”.
Alguns dos temas são versões: dos Faces ( “Debris” ) e Chuck Berry ( “Johnny B. Goode” ), outras  rearranjos de originais do próprio como “Pin a Rose for me” cuja melodia surge titulada “Elizabethan Balladeer” em “God save us poor sinners” com os Jacobites.
Tudo isso porém, são meros detalhes. “Fred Beethoven” é um tremendo disco de rock, escrito e interpretado por um predestinado que soube encontrar o seu espaço entre o que de melhor fizeram os Stones e Dylan. E depois o número de riffs por tema é avassalador. Escutem “Looking at you” …