04/05/14

Love "Black Beauty"



Há muito que o legado dos californianos Love tem vindo a ser objecto de animadas peregrinações espeleológicas.

Em 2009, a Sundazed editou “Love Lost”, uma iniciativa que recuperou sessões inéditas produzidas em 1971 para a Columbia e que se destinavam a um álbum nunca publicado: “Dear you”.  Recentemente, “Black Beauty” trouxe à tona temas gravados em 1973 e que nunca passaram dos arquivos.

Nessa época os Love já tinham pouco a ver com a banda que gravou “Da Capo” e “Forever Changes”. Arthur Lee era o único membro que restava da formação original e a matriz era claramente “heavy rock” ( não confundir com “heavy metal” ) com vincadas incursões pelo “funk”. “Black Beauty” são dez temas, três dos quais   ( “Midnight sun”, “Can’t find it” e “Product of the times” ) resgatados das sessões de 71, mais cinco canções registadas num palco de Glasgow em Maio de 1974.

A qualidade áudio é notável e algumas das gravações, mais do que destinadas aos Lovemaniacs, merecem figurar em lugar de honra no conjunto do espólio de Arthur Lee.

“Young & Able (Good & Evil)” é um notável killer moment com as guitarras de Lee e Melvan Whittington digladiando-se como se o passado não fosse Hendrix e o futuro estivesse comprometido. “Midnight sun” e “Product of the times”, agora mais velhos dois anos, estão majestosos e bem mais pesados que em “Love Lost”.  A edição, espectacular, é limitada a 5000 exemplares, com capa dupla de cartão duro e um colorido booklet de 64 páginas com detalhada informação e uma profusão de fotos inéditas. Magnífico artefacto.