08/04/14

Blanc Realm "Grassed Inn"



Imagine-se um espaço onde se cruzam os Talking Heads, com Go-Betweens e Jonathan Richman … Existe, dá pelo nome de Blank Realm e recentemente expressou-se através do álbum “Grassed inn”.
É de facto difícil escutar a exuberância rítmica de “Falling down the stairs” sem que “Fear of Music” ou “Remain in light” regressem à memória. Porém a linguagem da banda australiana não se esgota na oportuna veemência daquele tema.

 Activo desde há uma década, o colectivo dos irmãos Spencer tem navegado pela história, reescrevendo-a ao sabor dos antípodas, que é como quem diz, tendo sempre presente a sonoridade kiwi imagem de marca da Flying Nun e de bandas como Chills, Verlaines, Triffids  ou Pin Group. 

Escute-se o paquidérmico “Bulldozer Love” e atente-se como é possível pegar no paradigma Go-Betweens e direccioná-lo para caminhos que só o psicadelismo habitualmente percorre.  
Ao longo de “Grassed Inn” surgem acessoriamente momentos onde o synth dos 80s hesita entre os adereços melódicos de  Big Star e a construção rítmica dos Neu. E embora a ideia pareça à partida bizarra, o resultado é empolgante, como em “Violet Delivery”.  A marca de água é todavia “Reach you on the phone”; um título que só poderia ter sido escrito  por uma banda da Oceânia.

De “Grassed inn” ir-se-à falar seguramente. Só resta saber quando.