22/12/13

The Green Pajamas "November"


 
1987. O ano da publicação de “The killer inside me  ( Green on Red ), “Stand up” ( Del Fuegos ) ou “Happy nightmare Baby” ( Opal ).
Após os álbuns “Summer of lust” e “Book of Hours”, a primeira formação dos Green Pajamas,  à data ainda integrando Steven Lawrence e Bruce Haedt, avançou para a gravação de um live show, publicando-o apenas em formato de cassete. As canções já tinham a rodagem feita mas o grupo  não havia projectado trabalhá-las em estúdio. “November” nasceu assim, algo prematuro e numa edição restrita de 200 exemplares.
 
25 anos volvidos e escutadas as fitas remasterizadas, “November” assume-se como uma revelação. A banda de Jeff Kelly encontrava-se no epicentro do Paisley Underground, vivia, escrevia e, sobretudo, tocava como tal.
 
A subtileza que se respira nos trabalhos mais recentes estava distante. O colectivo de Seattle era mais próximo dos Dream Syndicate ou dos Green on Red que dos actuais Pajamas. A marca de água de Jeff Kelly está lá naturalmente; na riqueza dos textos, nas melodias redondas e envolventes. Mas as guitarras, o órgão e os arranjos possuem o adn neo-psicadélico e até o fuzz tem ali espaço reservado.
Contas feitas, 19 temas pujantes e cristalinos, que ajudam a escrever a história de uma das bandas mais injustamente menosprezadas das últimas três décadas.