08/11/13

Richard Buckner "Surrounded"


 
Richard Buckner é  um dos “mavericks” favoritos e mais mimados aqui no Atalho. Descobri-o em 1998, quando da edição do quarto cd, “Since”.  Desde então Buckner publicou oito álbuns magníficos, sendo que o mais recente “Surrounded” é outra peça essencial e vem reforçar o estatuto “do melhor autor de canções de que ninguém ouviu falar”.

Céptico por vezes, agreste o necessário, perspicaz e lúcido sempre, Richard Buckner é uma espécie de David Foster Wallace da música americana. A fé no género humano é escassa, daí que o distanciamento crítico ou não, seja uma das opções.

 
Surrounded” recomeça onde “Our blood” ( 2011 ) se quedara. A vertente acústica é privilegiada, a instrumentação e os arranjos espartanos. Tinha tudo para ser pequeno, mas é enorme.

A densidade, a envolvência e a dependência que canções aparentemente tão simples como o tema título, “Beautiful question”, “Foundation” ou “Lean to” provocam no ouvinte são tudo menos circunstanciais e, no final, não resta outra alternativa que não a funcionalidade “repeat”.

Bonnie Prince Billy  teria certamente gostado de assinar estas canções e a Justin Vernon ( aka Bon Iver ) só fica bem gritar aos quatro ventos que Richard Buckner é uma inspiração.