09/10/13

Chris Wilson "It's Flamin Groovy!"


Os solstícios repetem-se mas há coisas que nunca mudam! A indescritível sonoridade de uma Rickenbacker tocada por um artesão predestinado, por exemplo.

Chris Wilson anda por aí há mais tempo do que consigo lembrar-me; Loose Gravel na adolescência, Flamin Groovies, Barracudas, Fortunate Sons e, depois disso, sempre que é necessário soltar um riff aos quatro ventos. 

It’s Flamin’ Groovy!”  podia muito bem ser apenas mais um pedaço de revivalismo, mas acontece que se trata de uma tremenda colecção de canções. Um verdadeiro “who’s who” do planeta Groovies ( para além de Chris Wilson, estão aqui Cyril Jordan, George Alexander e Mike Wilhelm ) bem como Matthew Fisher ( o orgão de “A Whiter Shade of Pale”, recordam-se? ) e o fiel escudeiro Anthony Clark.

It’s Flamin’ Groovy!” é preciso como um relógio suíço e brilhante como uma peça de ourivesaria. Não existe nele uma única nota dissonante, tudo é definido pela harmonia; riffs e omnipresentes solos de guitarra incluídos. Sons rouquenhos não moram aqui. Tudo isto pensado e executado por gente que foi responsável por algum do mais estimulante rock and roll da história.

Para além de tocado, este álbum foi escrito a meias por Wilson, Jordan e Clark. Alguns temas não serão novos ( “Bad Dreams”,  “Semaphone Signals”,  “Can’t let go” ou “All The Action”, surgiram nos dois cds anteriores de Chris Wilson ) mas a elegância e as subtilezas agora introduzidas, bem que compensam a ausência de novidade.

Escutem os primeiros 30 segundos de “All the Action” ou “Shake that Feeling” e percebam porque existem coisas que não devem mudar nunca.