14/09/13

Donovan's Brain "Turned up later"


 
Leve e luminoso. Como um típico disco de verão, “Turned up later é o regresso de Donovan’s Brain, cada vez mais o último dos supergrupos, seja lá o que isso for.

Ron Sanchez, Bobby Sutliff, Deniz Tek, Ric Parnell, Matt Piucci … a lista das bandas por onde esta gente andou era suficiente para preencher este texto. Fico-me apenas pelos nomes essenciais: Rain Parade, Windbreakers, Atomic Rooster, Crazy Horse e Radio Birdman.

Ao sétimo registo, os psiconautas do Montana, protagonistas e herdeiros directos do Paisley Underground dos 80s, conseguem aqui o equilíbrio perfeito entre as estruturas mais ortodoxas de Ron Sanchez e as melodias redondas de que só Bobby Sutliff parecer ter o segredo. E, não é certamente por acaso que, algures entre uma brilhante guitarra solo, um lençol de mellotron ou um baixo harmonioso, vêm à memória os Green Pajamas, os Windbreakers, Steve Wynn ou os tão deliciosos quanto ignorados Dipsomaniacs .

Qualquer um dos 12 temas merecia aqui detalhe. O Atalho optou porém por sublinhar as contribuições de Bobby Sutliff ( canções, voz, guitarras, piano e mellotron ). Logo a abrir, o verdadeiro ataque sensorial que é “Take me with you when you go”. Depois “My own skin”, o byrdsiano “Restless Nights, Many Dreams”,  o painel psych  “Fulcrum” e “Morning side dream”, uma melodia que quase me atirou de novo para os braços de “Perfect circle”, ao tempo em que os R.E.M. ainda eram os R.E.M.

Não constituindo a invenção da roda, “Turned up later” não deixa de impressionar.