01/07/13

Jardins do Paraíso ( XXXIII )


 
Nos anos compreendidos entre 1966 e 1969, San Francisco  viu nascer alguns dos mais fantásticos registos do psicadelismo americano.
Em Abril de 1967 foi publicado aquele que é seguramente um dos mais proeminentes álbuns do género: “Electric Music  for the Mind & Body dos Country Joe & The Fish. Joe McDonald, Barry Melton, David Cohen, Bruce Barthol e Gary Hirsh gravaram para memória futura aquela que foi, talvez a par de “After Bathing at Baxter’s” dos Airplane e “Anthem of the Sun” dos Dead, a essência do psicadelismo da época.

Numa edição cuidada ( é a primeira vez que a mistura original em stereo é publicada em cd ), “Electric Music” acaba de ser reeditado nas versões mono e stereo. Um detalhado booklet de 40 páginas permite o necessário posicionamento histórico, cortesia do saber e da pena do músico/arquivista/historiador Alec Palao.

 
E na verdade, nunca as paisagens cósmicas de “Flying High”, “Section 43”, “Sweet Lorraine” ou “Grace”, aqui e ali pinceladas pelo country,  tiveram um tão apelativo enquadramento sónico, sendo que até a enciclopédica guitarra solo de Barry Melton surge “diferente”, porque mais cristalina e decisiva.
Nenhuma colecção estará nunca completa sem um exemplar deste disco.