23/05/13

Dead Sea Apes "Thermionic Emissions vol. 1"


 
Os Dead Sea Apes são, já o referi aqui no Atalho por diversas vezes, uma das mais interessantes descobertas da década.
Oriundos de Manchester e adeptos dos formatos psychedelic /drone , os Apes têm vindo a publicar desde 2010 um sólido conjunto de EPs  a que muito poucos prestaram a devida atenção.

Os temas são longos, coloridos pelo improviso, mas sempre dentro dos limites dos padrões jam session, não fora confundirem-se com a matriz pós-rock. O recentemente publicado “Thermionic Emissions Vol 1” inclui quatro longas jams, resultado de sessões de 2010, altura em que o trio aquecia os motores para o fantástico EP “Soy Dios”.


A fórmula é naturalmente semelhante, quer no modo quer no tempo. Não obstante, a componente improviso é particularmente evidente, deixando no ar  a sensação de que no estúdio alguém sibilou “you’re rolling” e a música surgiu, espontânea.
Sendo absolutamente assim ou não, o facto é que os cerca de 40 minutos de “Thermionic Emissions” são uma delícia para quem aprecia a música instrumental de cariz psicadélico, toda ela desenhada sobre espaços vazios que a guitarra de  Brett Savage se encarrega de preencher de forma eloquente.