22/04/13

Kontiki Suite "On Sunset Lake"


 
Por  vezes sucede.
Quando nada nem ninguém o espera, do nada  e do mais improvável dos lugares, surge um grande disco. “On Sunset Lake  é um desses casos.

Recentemente, os “opinion makers” de serviço, recolocaram o soft-country-rock de novo na agenda. Nada que excite e nada que espante, também. Coisa cíclica. Mas ao andarem  todos tão assoberbados, procurando seguir os passos dos Jonathan Wilson, Jim James e Father John Misty deste mundo, não lhes sobrou tempo para procurar em Carlisle, Lake District, na Cumbria inglesa, aquela que será a mais grata surpresa deste inicio de 2013: os Kontiki Suite.
Estes não se enquadram em formatos revisionistas, mais ou menos postiços. Partem, é verdade, dos mesmos lugares, mas percorrem trilhos mais bonitos  e sobretudo, chegam a destinos muito mais interessantes.

 
Três guitarras ( solo, lap steel e 12 string ) e  melodias pungentes são à partida um sinal positivo. A percepção de que o passado deve ser conhecido e estudado embora não objecto de “copy/paste” é outro.
E ao escutar “On Sunset Lake”  percebe-se que lá atrás estão os Beau Brummels, os Buffalo Springfield, os Byrds, os Flying Burrito Brothers, os Jo Jo Gunne… por aí. Porém o que nos é servido não é uma mera revisão da matéria dada. É algo que embora influenciado pelos clássicos, veste roupagens modernas e catapulta as melodias para o futuro.  E depois “In my head”,  “Watching over me”, “Music Man” e o soberbo  “Magic Carpet Ride” possuem aquele “psychedelic  vibe” que torna tudo logo diferente e perene. O aviso fica feito.